OBRIGADA DONA IVONE LARA - Cantoras Negras
Ontem a noite perdemos essa grande mulher, essa grande sambista e esse post de hoje é uma homenagem a tudo que ela foi e continuará sendo, a tudo que ela fez pela música, pelo samba...
Yvonne Lara da Costa, nossa Dona Ivone Lara nasceu em 13 de Abril de 1921, no Rio de Janeiro. Filha de músicos
Dona Ivone Lara já trazia no sangue o gosto pela música. Formada em Enfermagem e Serviço Social Ivone Lara trabalhou em hospitais psiquiátricos e em 1977 se aposentou, passando assim a se dedicar exclusivamente a música.
Nos anos 40 se apresentava suas músicas como se fossem compostas por seu primo, já que naquela época mulher compositora não era bem vista.
Ivone Lara deixa um legado para o nosso carnaval carioca, foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da escola Império Serrano, onde compôs o inesquecível samba " Os Cinco Bailes da História do Rio " , onde também foi homenageada em 2012.
Beth Carvalho, Clara Nunes, Gilberto Gil e Paulinho da Viola são alguns nomes que gravaram suas composições.
Dona Ivone Lara com sua simplicidade deixa a mensagem de luta , de perseverança, de amor a música, a arte... Nos seus 97 pode viver ( e como viveu ) levando alegria as pessoas com suas composições inspiradoras. Festejou sua negritude com " Um sorriso negro, um abraço negro, trás felicidade. Negro sem emprego, fica sem sossego, negro é a raiz da liberdade " , nos levou a sonhar com " Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu " .
Eu conheci o trabalho de Ivone Lara com " Sorriso Negro " , que talvez seja a música mais lembrada quando se fala de Dona Ivone Lara, mas o que mais me chama e sempre me chamou a atenção foi a grandeza dessa mulher. Me lembro dela nos 80 e poucos anos cantando, ali sentadinha, cantando com amor, feliz por estar ali, feliz por levar a sua voz as pessoas. Essa é a maior lembrança que tenho dela.
Obrigada Dona Ivone Lara. Obrigada rainha do samba.
Esse vídeo é da minha música favorita de Ivone Lara, " Alguém Me Avisou "
Comentários
Postar um comentário