Box Braids - Tirando algumas dúvidas
As box braids estão cada vez mais em alta, o que é ótimo já que mais e mais pessoas estão trabalhando com isso e assim a facilidade de encontrar uma trancista é muito maior do que anos atrás. Seja por praticidade, pra ajudar no crescimento do cabelo ou por simplesmente gostar as tranças já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Inclusive da minha.
Eu comecei a usar tranças a mais ou menos 5 ou 6 anos, por praticidade. Eu não sabia como cuidar direito do meio cabelo e as tranças eram uma opção pra manter meu cabelo sempre arrumado. Durante esses anos todos usei várias cores, transitei entre alguns tipos de materiais e hoje não vivo sem minhas braids.
Hoje vou tirar ou tentar tirar algumas dúvidas frequentes de quem está começando a usar as braids. A maioria são dúvidas que eu tive no começo e lendo e fazendo testes em mim mesma consegui suprilas.
Todas as dicas são baseadas na minha experiência.
1 - Doi?
Doi. Pelo menos eu sinto dor, mas é uma dor suave e só dura no dia, no dia seguinte já não sinto mais nada.
2 - Pesa?
Depende do material e óbvio da grossura das tranças. Hoje eu uso o famoso miojinho e não pesa nada, nem quando está molhado. Já usei o kanecalon importado e o nacional e pesam um pouquinho, mas nada que atrapalhe, é bem sutil e você acostuma rapidamente. O jumbo usei uma vez e não senti peso nenhum. Isso sobre tranças nem muito grossas e nem muito finas, tá?
3 - Quanto tempo dura?
No início, quando comecei a usar as braids eu ficava só um mês, hoje o máximo que consigo ficar com as tranças são três meses. Refazendo algumas da parte da frente da cabeça. Sem refazer fico dois meses. Mas a durabilidade depende do seu cuidado. No geral dura de um a dois meses sem refazer e refazendo uns três, quatro meses. Já vi pessoas que ficaram seis meses.
4 - Quais os cuidados que preciso ter pra ter braids mais duradouras?
Vou fazer um post só sobre isso. Mas no geral é dormir com touca de cetim, depois que lavar deixar secar muito bem, nunca dormir com as tranças molhadas e passar óleo de cocô na raiz pra aliviar coceira. A minha raiz coça muito e sempre uso óleo de cocô.
5 - Como lavar? Quantas vezes na semana devo lavar?
Eu gosto de misturar um pouco de shampoo com água e borrifar na raiz. Se você não tem nada pra borrifar você pode colocar um pouco de shampoo na palma da mão e misturar na mão mesmo com um pouco de água e aplica na raiz e depois enxagua.
Sobre quantas vezes lavar o indicado é uma vez por semana. Eu lavo de quinze e quinze dias.
6 - Qual material usar?
Isso vai muito do gosto pessoal de cada um. Tem pessoas que amam fazer as com lã, linha, jumbo, enfim vai do seu gosto. A variedade de materiais está aí pra isso. Até hoje só usei três tipos, o kanekalon importado, o nacional e o miojinho. Se não quer gastar muito escolhe o que se encaixa melhor em seu orçamento, se na sua cidade a lã é mais barata se joga, até com barbante já vi fazer então não se preocupe.
7 - Ajuda no crescimento do cabelo?
Sim. Eu demorei muito pra perceber o crescimento do meu cabelo, por vários motivos. Quando comecei a usar as braids eu estava com química no cabelo e eu não cortei, a química saiu sozinha, quando você corta você vê o seu cabelo crescendo e eu não via, no começo eu não cuidava do meu cabelo, só lavava com shampoo e trançava, então ele crescia em uma velocidade muito menor. O meu cabelo é 4C ou seja meu cabelo inventou o fator encolhimento, tudo isso me fez demorar a perceber que meu cabelo estava crescendo. Hoje euvejo o quanto ele cresceu e as braids ajudaram muito.
8 - Dá pra fazer sozinha/o?
Sim, dá. Meu conselho é, antes de tentar fazer em você assista vídeos, se tiver a oportunidade vá até uma trançista e veja como ela faz. Foi assim que aprendi. A pessoa me explicou e me mostrou como fazer. No começo as tranças saem estranhas, no meu caso grossas demais, eu desperdiçava muito material, mas com o tempo você pega prática. Hoje eu faço em mim mesma. É só praticar que consegue.
É isso. Essas são algumas dúvidas que eu tinha esquecido que acredito que muitas pessoas tem também. Vou trazer posts sobre os materiais que já usei, como cuidar das braids e se tiverem mais dúvidas estamos aí.
Comentários
Postar um comentário